ILHA DA COTIA - PARATY

ILHA DA COTIA - PARATY

11.07.2023

 

ILHA DA COTIA - PARATY - RIO DE JANEIRO

 

A pequenina Ilha da Cotia é um dos locais mais abrigados a oeste da Baía de Ilha Grande. Um lugar especial entre montanhas e cercado de um espelho d’água magnífico.

O acesso é realizado pelo cais de Paraty ou pela Praia de Paraty-mirim. No período colonial, a ilha foi local de comércio ilegal de ouro e tráfico de escravos. Possui uma gruta que foi muito utilizada quando a maré subia como castigo para escravos  por suas fugas.

A Ilha da Cotia tem o formato de oito, com um estreito no centro, formando assim um praia bilateral , ou seja água dos dois lados. As belas praias de Dentro e de Fora são interligadas por uma trilha.


 

 

Os barcos que chegam ao local ancoram de um lado e os visitantes podem caminhar, em um acesso, à pé, por uma pequena trilha entre pitangueiras, de menos de um minuto para chegar ao lado oposto, onde pedras ajudam a formar deliciosas piscinas naturais. 

A área de ancoragem na Ilha tem aproximadamente um quilômetro e meio de extensão e é cercada pelas montanhas oferecendo uma visão espetacular.

Este lugar mágico oferece águas límpidas e tranquilas para os visitantes. Cercada por uma diversidade de peixes e estrelas do mar, este lugar se torna único e especial para um momento de tranquilidade.

A ilha também é coberta por espécies nobres da Mata Atlântica: jacarandá, aroeira, guapuruvu, peroba, cedro e canela e povoada por capivaras, gambás, cotias, tatus e lagartos e vários tipos de aves: sabiás, tiês, trinca-ferros, maritacas e martim pescadores.

A enseada da Ilha da Cotia é um dos lugares mais seguros e abrigados da região de Paraty. Considerado melhor ponto de ancoragem e pernoite para embarcações, as noites limpas e estreladas do inverno na Ilha da Cotia são especiais para observação do céu, porque neste cantinho não há grande inlfuência de luzes artificias para ofuscar o brilho dos astros e constelações que podem ser perfeitamente visualizadas pelos barcos ancorados.

Este é um dos locais preferidos de nossos clientes e certamente você irá encontrar outros veleiros da Wind Charter ancorados pertinho de você.

Com sorte, ainda terá tempo de um delicioso drink no bar flutuante que circula pela região e prepara o famoso "Jorge Amado", bebida elaborada com a tradicional cachaça de Paraty, chamada Gabriela.

Inclua este pedacinho de paraiso no seu roteiro, confira coordenadas abaixo.

Bons Ventos!