Cuidados importantes antes de contratar um charter

Cuidados importantes antes de contratar um charter

18.03.2024

O QUE OBSERVAR ANTES DE ESCOLHER UMA EMPRESA OU BARCO PARA FAZER O SEU PASSEIO


A escolha de uma empresa de charter ou de um barco específico para sair com a sua família é a etapa mais importante do planejamento do charter, pois pode ser determinante para o sucesso ou fracasso da experiência.

Da escolha da empresa:

Antes de tudo, certifique-se de escolher uma empresa confiável e que tenha estrutura de base para apoiá-lo em caso de um problema a bordo.

É evidente que não se espera que aconteça, mas eventualidades no mar acontecem. A água salgada é um agente silencioso que muitas vezes causa danos imperceptíveis, que só vão aparecer durante o uso do equipamento. Da mesma forma, pode acontecer de um tripulante não estar acostumado a usar o barco e acabar fazendo algo que danifique o pleno funcionamento do barco e seus componentes.

No caso de acontecer, você precisa estar seguro de que terá apoio e que não estará sozinho no mar.

A pergunta a ser feita: a empresa possui equipe própria de manutenção e resgate? Ela tem barcos de apoio para ir até você no caso de uma pane?

Lembre-se: a segurança é o item mais importante quando se leva a família para o mar.


Você esta contratando o seu charter de um intermediário ou esta em contato direto com a base de charter?

Existem diversas empresas oferecendo charter por aí. A grande maioria delas sequer tem base ou sequer tem barcos próprios.

Ao escolher uma empresa, certifique-se de que ela realmente exista e que tenha os barcos prontos para o cliente. Tente acessar as fotos da base e os barcos identificados com a logo da empresa. Barcos de charter devem estar identificados com a identidade da empresa, caso contrário, você provavelmente está contratando o barco de alguém, que possivelmente está parado no trapiche por algum tempo sem manutenção. Isso tudo sem falar dos documentos legais para tráfego, equipamentos de segurança, seguro e rotinas de limpeza.

Um barco de charter deve ser como um quarto de hotel. Limpo, arrumado e sem rastros de uso por outras pessoas. 


Preste a atenção aos documentos de contrato, rotinas de recepção e vistoria de checkin/out.

Um barco entregue para charter sem formalidades, documentos e rotinas de vistoria possivelmente é um risco para quem aluga.

Os processos de contratação mostram o cuidado que a empresa tem com os bens e com as pessoas.

Desconfie de quem não estiver pessoalmente com você no embarque, que mostre o pleno funcionamento dos equipamentos e que se disponha a ensiná-lo a usar. 

Quem tem bons barcos, vai mostrar a você a integridade e o funcionamento de tudo, para que o bem seja devolvido da mesma forma. Por outro lado, quem nao tem um bom equipamento, não vai querer que você perceba isso em tempo de mudar de ideia.

Lembre-se: o barco precisa ser devolvido íntegro e com todos os itens funcionando, caso contrário tudo será cobrado de você.

A empresa que permite tudo: desconfie das empresas que não observem limite de pessoas a bordo, área de navegação permitida, habilitação mínima para navegação, horário de navegação, etc.

Uma empresa séria se preocupa com itens que garantem a sua segurança, mas que muitas vezes são limitantes e chatos. Exemplo: posso levar uma pessoa a mais do que a embarcação permite? essa demanda é extremamente comum, mas que pode colocar a segurança e o bem-estar de toda a tripulação em risco. 



Da escolha do barco:

  • Opte por um barco novo. Barcos velhos tem mais chances de ter problemas mecânicos e desgaste natural.
  • Opte por um barco que receba a sua tripulação perfeitamente acomodada na capacidade das cabines. Evite usar o salão do barco como local para pernoite. O salão do barco é um local de uso social. Usar o salão para pernoite não somente prejudica a experiência de quem precisa ser acomodado naquele local (sem nenhuma privacidade), mas prejudica a experiência dos demais, que deixam de ter a liberdade de se locomoverem durante a noite ou no nascer do sol. Essa não é o tipo de economia que você deva fazer em um passeio como esse.
  • Opte por um barco que tenha a bordo os itens de conforto que são importantes para a sua família. Um item pode ser importante para algumas pessoas e irrelevantes para outras. Itens como churrasqueira, bote de apoio com motor, banheiro com box fechado para banho, ar-condicionado, prancha de SUP, boias para brincar na água, internet a bordo, etc... estão disponíveis em diferentes modelos de veleiros. Converse com o seu grupo e escolha o que é realmente importante.
  • Se o barco que a sua família prefere não é aquele que você esta acostumado a velejar, contrate um skipper. Dê preferência à escolha do grupo, mesmo que tenha que ter um profissional a bordo para ajudar na navegação. Trata-se de adquirir experiência, para no próximo, você poder navegar no barco preferido da família sem precisar de mais ninguém.
  • Opte por um barco que esteja em uma marina de qualidade, de preferência com uma empresa de charter com estrutura de base. Boa parte da experiência do charter vem da estrutura disponível em terra. Ter estacionamento seguro para o seu carro (de preferência sem custos extras), vestiários de qualidade para um bom banho após o desembarque, um bom restaurante para um jantar ou um drink antes, durante e depois do passeio, equipe em terra para ajudar a carregar as bagagens e provisões para o barco, loja de conveniência para comprar itens de urgência de ultima hora, etc. 


Bônus: Dicas do que não esquecer

  • Protetor solar, repelente e kit de medicamentos para eventualidades, como antialérgicos, analgésicos e digestivos são uma boa dica.
  • Evite usar malas rígidas de rodinhas. Elas são difíceis de usar dentro de um barco, pois o espaço é confinado e você poderá ter dificuldade de guardá-las, perdendo espaço na sua cabine.
  • Programe o cardápio usando a estrutura disponível no barco. Dê preferencia às refeições que usem uma ou duas panelas no máximo, ou a churrasqueira no exterior do barco.
  • Leve uma caixa de gelo, para uso além da geladeira do barco. Geladeiras de barcos estão preparadas para conservar os alimentos se mantidas fechadas. Para o consumo de bebidas, que demandem a abertura frequente, use uma caixa anexa, para não prejudicar o desempenho do equipamento e manter tudo sempre geladinho. 
  • Faça e leve o seu roteiro pronto, de preferencia com as coordenadas dos pontos que deseja visitar. Isso economiza tempo e garante que você consiga visitar os seus locais preferidos.
  • Se estar conectado é uma prioridade, contrate o wifi a bordo. Os sinais das operadoras celulares são instáveis em algumas regiões e você pode ficar sem opção para se conectar.
  • Lembre-se de não depender de equipamentos como secadores de cabelo, chapinhas e outros itens que dependam de energia elétrica de alta potencia. Na maioria das cias de charter do mundo, você não será autorizado a embarcar e usar esse tipo de equipamento a bordo, pois os barcos não suportam esse tipo de carga.
  • Última dica, mas não menos importante: se você tem dúvidas sobre como usar algum item do barco, pergunte. Faça quantas perguntas achar necessário, pois nós gostamos delas. Pergunte sobre como usar o toilete, como usar o rádio, como usar o fogão, como usar a churrasqueira, como usar o painel de controle do barco para controlar a iluminação, boiler, etc. Toda a sua tripulação deve aprender a usar essas coisas. Isso poupará constrangimento e custos com resgates desnecessários.

E não equeça de se divertir, do início ao fim da sua experiência de charter.

Planejar, montar o roteiro com a família, organizar o cardápio juntos, preparar os jogos e brincadeiras a bordo com as crianças, tudo isso faz parte do passeio, que começa muito antes de entrar no barco.


Agora que você já pegou as dicas, está pronto para agendar o seu passeio.

Vamos lá?

Estamos prontos para recebê-los.

Até breve!